Residência em Peumo / Cristián Izquierdo Lehmann

Residência em Peumo / Cristián Izquierdo Lehmann - Mais Imagens+ 7

Arquitetos : Cristián Izquierdo Lehmann
Localização: Peumo, Região del Libertador Gral. Bernardo O’Higgins, Chile
Colaboradores: Angela Koch, Jorge Cárdenas
Construção: Carlos Olivares
Cálculo Estrutural: Osvaldo Peñaloza
Área : 163 m2
Ano Projeto: 2017
Fotografias : Roland Halbe
Fornecedores: Arauco, Nuprotec

© Roland Halbe

Esta residência está localizada em um planalto de areia cercado por pinheiros e ciprestes, que recebe ventos moderados e possui uma vista distante do oceano Pacífico. O projeto é proposto como um refúgio que se abre gradualmente para a paisagem em 4 frentes simétricas ordenadas por um módulo de construção contínuo.

© Roland Halbe
Planta
© Roland Halbe

A construção é composta por uma base quadrada levemente separada do solo, que abriga um recinto menor em seu centro, do qual se desprendem perpendicularmente quatro módulos das suítes, formando quatro pátios retangulares abertos nos cantos. A peça central concentra os lugares para cozinhar, comer e estar, além de todas as rotas da casa, sob um telhado 4 águas com uma claraboia central. Suas paredes verticais consistem em uma janela deslizante de 5/12 de seu comprimento e uma parede de 7/12, e são rotacionadas simetricamente quatro vezes no centro da planta.

© Roland Halbe
Cortes
© Roland Halbe

Cada parede abriga um uso diferente - armário, closet, cozinha ou lareira - e uma porta igual em seus cantos. Atrás delas estão os dormitórios, abertos para a paisagem através das janelas frontais e fechados para os pátios laterais por paredes que abrigam as portas de correr centrais. Os pátios estão conectados exclusivamente ao estar central. Quando suas janelas se abrem, ele é transformado em um grande terraço aberto para o exterior em suas duas diagonais. Quando os dormitórios fecham suas portas, sua presença desaparece entre as paredes, como peças independentes do ruído e das circulações do restante da casa.

© Roland Halbe

A estrutura é feita de madeira laminada de pinheiro, sem juntas metálicas aparentes, manifestando sua modulação de 61 cm. Uma marquise horizontal contínua protege o perímetro externo. O telhado de zinco consiste em 4 séries de 3 planos triangulares que avançam desde os vértices da claraboia central até os beirais. As diferentes formas e inclinações de cada plano correspondem à diferença de altura entre o centro e as bordas e a proporção de 5: 7 que ordena o pavimento central. A rotação simétrica dessa forma assimétrica gera uma figura exterior semelhante a um redemoinho, que difunde as diferenças entre a forma côncava do telhado central e a horizontal das coberturas periféricas, conferindo organicidade ao volume. 

© Roland Halbe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Peumo / Cristián Izquierdo Lehmann" [Casa en el Peumo / Cristián Izquierdo Lehmann] 18 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920848/residencia-em-peumo-cristian-izquierdo-lehmann> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.